terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Missão, Visão e Valores da Instituição

 Missão, Visão e Valores da Instituição
Missão
                  A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico dentro de um contexto de amizade, respeito, responsabilidade, solidariedade projetou como compromisso de todos, proporcionarem aos alunos um ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência dos mesmos, formando cidadãos críticos e participantes, capazes de agir para transformar a sociedade.
Visão
                O mundo se transforma constantemente e o homem é sujeito da própria educação. A educação é imprescindível para qualquer forma de desenvolvimento. Por meio da produção de conhecimentos, um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Vive-se hoje, no Brasil, uma situação extremamente complexa, com muitos problemas que necessitam soluções. Os reflexos do processo de globalização e neoliberalismo trazem consigo conflitos, os quais a nação brasileira precisa intervir e dar respostas próprias e com a devida rapidez através da  participação de todos os segmentos organizados em busca de uma sociedade justa, humana, solidária e centrada na igualdade dos cidadãos.
                O Brasil tem registrado avanços no setor educacional, pesquisas apontam que o índice de analfabetismo vem sendo reduzido, o nível de escolaridade da população brasileira está crescendo. Por outro lado, ainda há muito para ser feito. O principal desafio da educação brasileira é o da qualidade. São altas as taxas de repetência e baixo os níveis de aprendizado na educação básica. O alto índice de Analfabetismo Funcional sinaliza que as habilidades básicas de leitura, escrita e matemática estão profundamente mal distribuídas sendo associadas a outras formas de desigualdades e exclusão social.
                 A educação é um ato político, que resgatando os valores culturais reverte em benefício das comunidades a que serve. Também é um instrumento de busca de melhoria da qualidade de vida. A LDB em seu artigo especifica que: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, organizações da sociedade e nas manifestações culturais.”
                Professores, pais e sociedade percebem uma grande crise na escola evidenciada pelo comportamento das crianças e dos adolescentes de desrespeito à autoridade dos adultos, falta de interesse, violência, por outro, ainda há uma expectativa de que a escola seja a responsável pela solução dos problemas sociais.
                O aluno não é mais visto como um mero receptor de informações. A escola tem por finalidade fazer com que ele aprenda tanto os conteúdos programáticos que estão solicitados no currículo, como tem a preocupação de tornar o seu aluno um ser com características morais bem desenvolvidas e formadas, cultivando um espírito de crítica e respeito pela dignidade humana capazes de associar as questões pessoais e sociais ao projeto pedagógico de ajudar os alunos a se tornarem cidadãos críticos e atuantes.
Valores
                A comunidade escolar, de forma coletiva e consensual, selecionou valores que consideram essenciais, para serem assumidos e vivenciados, tanto na escola como na família, pois são idéias-força que impulsionam para a ação. E são entendidos:
                Respeito: é o valor que impulsiona ao reconhecimento, a aceitação, a honra e a consideração do outro e de si próprio e como sujeitos da comunidade escolar. É valorização do seu espaço e do outro. A sadia convivência se constrói sobre os alicerces do respeito e favorece o crescimento da democracia.
                Responsabilidade: é o assumir e comprometer-se com as tarefas e ações propostas tanto individuais, como coletivamente. É o dever assumido com a Proposta Político Pedagógica da escola, com os educandos, educadores e a comunidade, objetivando a qualidade de ensino, na aprendizagem e nas relações sociais.
                Amizade: é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Como uma experiência humana de vital importância. A noção de amizade surge com a idéia de atividades compartilhadas em espaços-tempos específicos da escola, como a sala de aula, o pátio e o recreio.
                Solidariedade: não se ensina ou se ordena o outro a ser solidário. Somente se pode fazer brotar e crescer pelo compartilhar, pelo partilhar com o outro os sentimentos que estão contidos no coração. Unindo forças, gestando sonhos, crescendo, dividindo e multiplicando.
                Partindo da Missão, Visão e Valores da Instituição foram construídos os objetivos educacionais:              
                - Preparar o educando para o exercício da cidadania, vivenciando no cotidiano escolar, situações democráticas de respeito ao pluralismo de idéias, à liberdade e solidariedade humana;
                - Reconhecer o espaço escolar como um local de construção do conhecimento e de socialização do saber, possibilitador do desenvolvimento de competências relacionados à capacidade de aprendizagem contínua, capacidade de analisar, refletir, processar novas informações e produzir conhecimento novo;
                - Desenvolver a capacidade de organização dos educandos quanto à preservação e limpeza do ambiente educativo, pontualidade, horários da escola, o zelo ao patrimônio escolar e responsabilidade nas tarefas escolares;

Nenhum comentário:

Postar um comentário