quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ensino de Ciências

       É inquestionável a importância da Ciência para nossa sociedade que vive um processo de pleno desenvolvimento.
      Não é possível pensar em formação de um cidadão  crítico, capaz de exercer sua cidadania com autonomia, à margem do saber científico. É a Ciência, como um todo, que vai colaborar e permitir que o indivíduo compreenda o meio, o mundo em que está inserido e suas transformações, para que a partir de então ele possa atuar de forma significativa no mesmo.
     O ensino de Ciências é o espaço privilegiado de experimentação, observação e análise, que visa o desenvolvimento de uma postura reflexiva, colaborando desta forma, para a construção da autonomia de pensamento e ação.
    Se pensarmos na realidade do ensino de Ciências na escola, percebemos que ainda se privilegia um "saber científico" considerado confiável, provado objetivamente, pronto e acabado, que pouco contribui para a vida do indivíduo, na sua prática diária.
    Superar essa idéia de ensino de Ciências é ter consciência que um desafio constante aos educadores, é repensar e reconstruir sua prática pedagógica. Para isso, o professor deve levar em consideração a bagagem de conhecimento que o aluno traz sonsigo, bem como a realidade do mesmo, interesses e necessidades.
    O professor precisa ser um mediador entre o conhecimento comum ( senso comum) e o científico, para que a partir de então, o aluno consiga construir seu próprio conhecimento contribuindo para sua formação. É necessário que o educador problematize seus alunos, desperte neles o gosto e o interesse pela Ciênciaa, pois só assim eles buscam o conhecimento, quando sentem-se desafiados e buscar respostas para suas dúvidas.
     Se o professor orientar o caminho do aluno, criando situações interessantes e significativas, fornecer informações que permitam a reelaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios; propor articulações entre os conceitos construídos para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados, será possível provocar as "almejadas" transformações na maneira de pensar e agir dos indivíduos.

                                          Lurdes  Teresinha  Zborovski
       

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