terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ler e escrever eu quero aprender

 Ler e escrever eu quero aprender
É importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
 Portanto, realizei um trabalho de ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação. As crianças se utilizam do meio em que vivem para a construção do conhecimento. E a partir das interações que se dão no seu meio social que o conhecimento se consolida e o mesmo deve acontecer em um ambiente acolhedor, agradável e lúdico.
 Educar implica ações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens dirigidas, cujo objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento do educando. Ao pensar a função pedagógica a partir dessa perspectiva, nasce o pressuposto de um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os amplia, no intuito de levá-la à construção de novos conhecimentos.
 Abraçar a proposta de uma Educação que privilegia a criança desta forma é um desafio e ao mesmo tempo um privilégio. E foi pensando nesta responsabilidade que desenvolvi vários temas  com atividades significativas durante o ano letivo para trabalhar com as crianças.
Lurdes  Teresinha   Zborovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário