quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tecnologia - Universo - Terra - Energia

                                  TECNOLOGIA - UNIVERSO - TERRA - ENERGIA

     Trabalhar tecnologia, universo, terra, energia é importante, porque nos dias atuais eles estão presentes constantemente nos noticiários e acontecimentos do cotidiano de nossos alunos e estes precisam ter uma noção do que se trata, sem contudo, trabalhá-los como conteúdos "à parte", devem sim vir inter-relacionados com os conteúdos ja estudados na Ciência, pois esta, nas séries iniciais do ensino fundamental, precisa vir ao encontro da curiosidade das crianças em compreender os fenômenos físicos, químicos e biológicos, sem a preocupação de "saber" nomes científicos ou teorias.
      Do ponto de vista dos conceitos, este bloco reúne estudos sobre matéria, energia, espaço, tempo, transformação e sistema aplicados às tecnologias que mediam as relações do ser humano com o seu meio. É possível realizar estudos comparativos de equipamentos, instrumentos e ferramentas, classificando-as segundo critérios diversos, para que os alunos conheçam a diversidade de suas formas, utilidades e fontes de energia consumidas.
      A escolha dos conteúdos, deve ser cuidadosaaaa, para que seja estimulante e de real interesse dos alunos, para que sirva à sua aprendizagem, respeitando os níveis intelectuais da faixa etária.
      O número de atividades que podem ser desenvolvidas é bastante variado, no entanto, há necessidade de haver uma instrumentalização para os professores das séries iniciais do ensino fundamental, pois os mesmos apresentam dificuldades para entender tais temas, o que dificulta o planejamento e a realização destas atividades.
                                                             Lurdes  Teresinha   Zborovski

BIBLIOGRAFIA

   PCN - Parâmetros Curriculares  Nacionais. Vol. Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário